Responsive Slider

Tratamento de Feridas


Avaliação Geral das Feridas


É de suma importância as feridas serem avaliadas segundo os determinados parâmetros, pois a avaliação destes quesitos, inicial ou não, norteará os procedimentos a serem realizados e/ou produtos, aplicados.

Registro fotográfico desde o início e no transcorrer do tratamento é um diferencial. O acompanhamento de profissionais especializados é fundamental.

As feridas estão aumentando como complicação paralela ao aumento da vida-média da população, da sobrevida de pacientes diabéticos, vasculopatas, sequelados de AVC, imobilizados, etc, por serem estes – coincidentemente – fatores de risco.

A úlcera por pressão é índice de avaliação da qualidade de serviços hospitalares.

É crescente em hospitais gerais a criação de grupos de pele não apenas por este motivo como também para diminuir tempo de internação e custos hospitalares

Estes grupos são formados por componentes multiprofissionais – e assim deve ser – tendo participação da enfermagem, algumas especialidades médicas e idealmente nutricionista e fisioterapeuta, dada a complexidade do tratamento e da visão global necessária para tal: não é simplesmente fazer e trocar curativos. Não raramente, pacientes tem alta hospitalar, mas são encaminhados à residência com serviços de cuidados domiciliares para continuar em tratamento de feridas.

Além da quase onipresença em hospitais, estes grupos vem se formandos em serviços de saúde ambulatoriais tanto públicos quanto privados.

Os parâmetros comuns de avaliação das feridas são: odor, cor, secreção, extensão, localização no corpo e pele ao redor da ferida.


Uso de plantas medicinais na cicatrização de feridas

A pele, por suas características anatômicas e fisiológicas, é um grande órgão sensorial, capaz de absorver rapidamente os princípios ativos das plantas medicinais sabidamente cicatrizantes, favorecendo a resolução de diversos tipos de feridas e lesões.

Existem variadas formas de aplicação de fitoterápicos, a depender da planta indicada para o tipo de lesão e sintomatologia.

Para transformar uma planta em medicamento fitoterápico, é necessário que ela passe por uma série de processos, que vão desde a colheita até seu processamento.



Veja mais:


Avaliação Geral das Feridas
       - Odor
       - Cor da Ferida
       - Secreção
       - Extensão
A nutrição na cicatrização
Fatores interferentes na cicatrização, prejudicando-a
Tipos de Curativos